Está chegando ao final o ano de 2021 e os empreendedores precisam verificar se estão em dia com o pagamento de tributos e obrigações junto ao governo. De acordo com dados oficiais, a crise provocada pela pandemia contribuiu, em 2020, para que fossem assinados 261 mil acordos relacionados a débitos inscritos em dívida ativa, sob responsabilidade da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, envolvendo R$ 81,9 bilhões.
No caso do contencioso administrativo de pequeno valor, a cargo da Receita Federal, foram 2.665 negociações, atingindo um valor aproximado de R$ 37,5 milhões. Entre as micro e pequenas empresas, optantes pelo Simples, a inadimplência com a Receita ou com a PGFN pode levar o negócio à exclusão do regime, a partir de 1º de janeiro de 2022. Até o último mês de setembro, mais de 440 mil empreendedores com débitos já haviam sido notificados pela Receita, com um total de dívidas em torno de R$ 35 bilhões.
Nesse contexto, o
Sebrae iniciou uma mobilização com o objetivo de orientar os
microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas, sobre
como aproveitar os instrumentos, lançados pelo governo federal, que oferecem
aos pequenos negócios um conjunto de alternativas para a regularização
tributária.
Os acordos de transação tributária proporcionam aos empreendedores uma série de benefícios tais como regularidade fiscal, com a expedição de certidão negativa de débitos (CND) ou positiva com efeito de negativa (CP-EN), e a suspensão de atos de cobrança administrativa ou judicial. A pluralidade de editais lançados pelo governo aumenta o leque de opções disponíveis aos pequenos negócios para sua regularização tributária. Além da possibilidade de quitar débitos fiscais, o empresário poderá ainda regularizar o CNPJ, requisito indispensável ao acesso ao crédito e às compras públicas.
Alternativas
Para facilitar o acesso dos empreendedores aos editais e outros recursos criados pelo governo para negociação de débitos com a União, o Sebrae criou uma seção especial em seu portal. Nela, os empresários podem saber mais sobre as diferentes modalidades de Transação Tributária disponíveis. Basta clicar na aba Negociação de Dívidas.
Confira as modalidades disponíveis de Transação
• Transação de
Pequeno Valor - modalidade do Programa de Retomada Fiscal que permite a negociação
de débitos tributários inscritos em Dívida Ativa da União há mais de um ano e
cujo valor consolidado seja igual ou inferior a 60 salários-mínimos. Essa
modalidade prevê entrada facilitada e desconto de até 50%. A Receita Federal
também realiza transações de pequeno valor. Os acordos são sobre processos em
discussão administrativa com valores de até 60 salários-mínimos.
• Transação para o
Setor de Eventos – é a transação criada pelo Programa Emergencial de Retomada
do Setor de Eventos (Perse) para reduzir o endividamento de empresas do
segmento de eventos impactadas pela Covid-19 com condições diferenciadas para
negociação de dívidas com a União.
• Transação
excepcional para Débitos Rurais e Fundiários - essa modalidade de transação tem
como público produtores rurais e agricultores familiares que sejam pessoas
físicas, empresários individuais, microempresas, empresas de pequeno porte ou
MEIs, e que comprovem situação econômica afetada pela pandemia.
• Transação
excepcional – modalidade de transação do Programa de Retomada Fiscal para
negociação de débitos inscritos em dívida ativa da União até R$ 150 milhões de
reais
• Transação
extraordinária - modalidade de transação do Programa de Retomada Fiscal prevê
entrada facilitada e parcelamentos em até 142 meses.
• Transação FGTS –
esse instrumento permite a negociação de débitos inscritos em Dívida Ativa do
FGTS, com condições diferenciadas tais como parcelamentos em até 144 meses e
descontos de até 70%.
• Transação
Modalidades permanentes - são as transações disponíveis de forma permanente, em
que o acordo de negociação de dívidas com a União ocorre ou por proposta do
contribuinte ou proposta da PGFN.
FONTE: Com
Informações da Agência Sebrae de Notícias