Novembro bate na porta e todo mundo já lembra da Black Friday, que este ano será realizada no dia 26 de novembro. A data celebrada no mundo todo já se consolidou no calendário brasileiro como uma grande oportunidade de negócios tanto para vendedores quanto para consumidores, que estão mais dispostos a comprar e buscam promoções reais e relevantes. Por isso, os donos de pequenos negócios não podem perder tempo e já devem começar os preparativos o quanto antes.
O período pré-Black Friday, conhecido como uma espécie de
esquenta, antes da data propriamente dita, pode ser ideal para chamar a atenção
dos clientes, descobrir seus interesses de compra com listas de desejos e até
mesmo antecipar algumas ofertas previstas.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, é preciso que empreendedor comece a utilizar as estratégias do Marketing Digital. “É a hora de explorar seu banco de clientes, disparar SMS, e-mails divulgando o período e as regras das promoções e divulgar nas redes sociais do negócio, começando a criar o desejo”, explicou.
Para preparar os pequenos negócios para esse momento especial do varejo, o Sebrae está com inscrições abertas para novas turmas do Up Digital Marketing. A iniciativa oferece uma jornada intensiva, totalmente online e gratuita, de 10 dias úteis com conteúdo exclusivo sob orientação de especialistas em Marketing Digital. O objetivo é que ao longo dos encontros coletivos virtuais e mentorias individualizadas, os empreendedores coloquem em prática conhecimentos para aplicar estratégias e ferramentas, de acordo com as necessidades e objetivos do negócio.
Confira abaixo as dicas para os empreendedores se saírem bem na Black Friday:
•Com a grande concorrência, o ideal é que a sua marca seja
vinculada a um produto. Então, foque nos produtos que você deseja que sejam
associados à imagem do seu negócio e para poder oferecer preços competitivos no
mercado.
•Aproveite para oferecer combos de produtos e serviços com
parceiros. O chamado “cross selling”, ou venda cruzada, estimula a compra de
soluções que complementem a experiência do cliente.
•Prepare seu estoque e garanta que poderá entregar tudo aquilo que
anunciou. Saiba também que cada aviso de item não disponível pode deixar uma
imagem negativa do seu negócio e te fazer perder clientes.
•Ofereça descontos de verdade para que o cliente sinta que está
levando uma vantagem e fique realmente satisfeito. Já existe uma grande
expectativa sobre melhores preços na Black Friday e caso esse cliente descubra
que foi enganado ou encontre o mesmo produto com preço melhor depois, você com
certeza vai perdê-lo.
•Saiba encantar o seu cliente com uma experiência de compra
inesquecível desde o primeiro atendimento até o pós-venda. Mais do que vender o
produto, se preocupe com a satisfação do cliente e esteja à disposição para
tirar dúvidas sobre o uso, inclusive.
Neste ano, o Sebrae também preparou uma página especial no Portal
do Sebrae com informações para aproveitar a Black Friday 2021. Conheça mais,
clicando aqui.
FONTE: Com Informações da
Agência Sebrae de Notícias